quinta-feira, 22 de abril de 2010

VEREADOR VÂNIO APRESENTA PROJETO ANTI-BULLYING

Com este projeto queremos aproximar a família (primeira base educacional) da escola, com o apoio dos conselhos e entidades que venham a colaborar com o desenvolvimento de políticas sócio-educativas dentro das escolas da rede municipal.
Vânio considera que o projeto anti-bullying é um projeto que vem atender as necessidades sócio-educativas de nossas crianças e adolescentes, que sofrem com violências físicas, sociais e psicológicas geradas dentro e fora dos portões das escolas. Muitas vezes o que parece inofensivo para um grupo de crianças e ou adolescentes, pode ter conseqüências psico-sociais graves como medo, pânico, depressão, distúrbios psicossomáticos e geralmente evitam retornar à escola.
E no Brasil são raros os programas educacionais para combater e prevenir esta prática que afeta nossas crianças e adolescentes.
Segundo uma matéria do jornal de Santa Catarina do dia 21 de abril, 28% dos estudantes brasileiros entre as 5ª e 8ª séries do ensino fundamental já sofreram maus-tratos e de acordo com a ONG PLAN BRASIL responsável pela pesquisa os mais atingidos pelo bullying são os meninos com um índice de 12,5% dos casos, índice que cai para 7,6% entre as meninas e 50% das agressões ocorrem dentro das salas de aula.