quarta-feira, 19 de maio de 2010

NA TRIBUNA: Pronunciamento na sessão do dia 18 de maio de 2010

VEREADOR  LAMENTA AUSÊNCIA DE DEFENSORIA PÚBLICA EM SC
A passagem do Dia Nacional da Defensoria Pública, que transcorre amanhã, dia 19 de maio, foi lembrada pelo vereador VANIO SALM (PT). Ele destacou o empenho da deputada estadual Ana Paula de Lima para criar em Santa Catarina a entidade que garante assistência judiciária gratuita às pessoas que não podem pagar um advogado. Disse que a parlamentar promoveu várias audiências públicas para discutir a questão, inclusive em Blumenau. O vereador petista registrou que amanhã, em 22 estados e no Distrito Federal, onde já existe a Defensoria Pública, a data será comemorada com um mutirão de atendimento à população e distribuição de cartilha sobre o direito a moradia na cidade. Vânio considera estranho que apenas os estados de Santa Catarina, Goiás e Paraná ainda não possuam defensorias públicas e lamentou a falta de interesse do governo em estimular a sua instituição. “Hoje temos apenas a acusação. A defensoria tem a missão de garantir os princípios constitucionais de acesso à justiça e igualdade entre as partes e isso não está sendo respeitado”. (Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Blumenau).

NA TRIBUNA: Pronunciamento na sessão do dia 13 de maio de 2010

A informação de que o bairro Velha vai receber mais uma casa lotérica foi apontada com satisfação pelo parlamentar VÂNIO SALM (PT). O vereador destacou a necessidade de diminuir as filas nestes locais e afirmou que a medida vai auxiliar a comunidade. “A licitação já foi aprovada e sabemos que teremos menos filas. Devemos lutar para conseguir essa solução para a cidade toda”, precisou.
O vereador ainda respondeu o questionamento do democrata Marcelo Schrubbe, em pronunciamento anterior, sobre as 500 famílias que não serão beneficiadas com o programa “Minha Casa, Minha Vida” em virtude da renda. “O programa não foi criado para os atingidos da catástrofe, mas sim para aqueles que não ganham mais do que três salários mínimos”, argumentou. O petista ainda observou que o Executivo deve auxiliar essas famílias com outros projetos existentes na cidade. “É preciso encontrar alternativas para quem não foi beneficiado através do ‘Minha Casa, Minha Vida’”, concluiu.
Em outro momento, o vereador informou o término da Conferência Nacional dos Bispos, que encerrou hoje. Vânio falou que hoje também inicia o Congresso Eucarístico em Brasília, em comemoração aos 50 anos da cidade. (Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Blumenau).

http://www.camarablu.sc.gov.br/vereadores/2009/vanio/videos/2010/maio/13/13.htm