sexta-feira, 30 de abril de 2010

1º de Maio dia do Trabalhador


Vânio parabenizou os trabalhadores pelo dia 1º de maio. “É um marco da história do povo que através das lutas e manifestações conquistaram direitos”. Salm defendeu ser preciso festejar as conquistas, mas também continuar lutando para garantir os direitos. O vereador parabenizou ainda os sindicatos, por lutarem sempre pelos trabalhadores.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

MAIS UM PASSO PARA A FEDERALIZAÇÃO DA FURB

Esclarecimentos sobre a tramitação do projeto sobre a criação de uma universidade federal em Blumenau foram prestados hoje pelo coordenador do Comitê Pró-Federalização, Valmor Schiochet. Ele recordou que a proposta de federalização da Furb foi adaptada para a criação de uma nova universidade federal, com o aproveitamento do espaço da Universidade Regional de Blumenau. O principal assunto pendente diz respeito à cedência dos servidores, cuja emenda ainda não consta no projeto de lei. Para isso, "emendas parlamentares já foram incorporadas ao orçamento da União", anunciou o professor. A ideia é realizar um conjunto de estudos para fundamentar as teses.
Schiochet explicou que agora a matéria irá tramitar na Câmara dos Deputados e, pediu a ajuda dos vereadores para buscar apoio político em Brasília. Ele ainda ponderou que, mesmo aprovado pelo Congresso, o projeto deve ter origem no Executivo, e o apoio dos deputados "cria condições políticas para que o MEC incorpore a proposta na expansão do ensino superior no Plano Nacional de Educação em 2011", esclareceu.(Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Blumenau).

NA TRIBUNA: Pronunciamento na sessão do dia 27 de abril de 2010

VEREADOR FAZ HOMENAGEM ÀS EMPREGADAS DOMÉSTICAS PELA PASSAGEM DO SEU DIA.
O dia das empregadas domésticas foi destacado pelo parlamentar VÂNIO SALM (PT). O vereador comentou algumas leis aprovadas que resultaram em melhorias adquiridas pela classe. “Há pouco tempo essas trabalhadoras não eram reconhecidas e não tinham direitos. Hoje possuem benefícios que garantem férias remuneradas, aumento de salário e proibição de descontos em caso de fornecimento de alimentos, vestuário e moradia por parte da família que emprega”, assegurou. Vânio ainda lembrou que, segundo o IBGE, o país possui mais de 6,8 milhões de empregadas domésticas, e afirmou a importância da busca dos direitos por cada uma destas mulheres.(Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Blumenau).