sexta-feira, 28 de maio de 2010

ESCOLINHA DE ARTES PEDE AJUDA DOS VEREADORES

Um apelo para que algo seja feito pela Escolinha de Artes Monteiro Lobato foi realizado hoje na Câmara pela diretora do educandário, Margitte Beck Waidusch. Alunos, professores e pais de alunos vieram até o plenário protestar contra mudança para Fundação Pró-Família. "Porque não ir para Pró-Família? Porque lá ela será absorvida pela fundação e coordenada pelo modelo cultural daquela entidade. O trabalho feito lá, adolescente aprendiz, é diferenciado na escolinha, é assistencial, tem outro foco. O trabalho da escolhinha é de experimentação cultural", justificou. Ela relatou que a notícia de que a Escola seria transferida veio dia 7 de maio, através da mídia. "Não fomos chamados, não fomos ouvidos, tudo estava pronto, tudo estava definido", declarou.
Segundo Margitte a Escolinha de Artes não será transferida, mas as atividades serão oferecidas na Pró-Família e "após 36 anos fechará suas portas e cairá no esquecimento". "Desfazer-se da estrutura de um trabalho realizado há 36 anos em nossa cidade, e que tinha cerca de 350 crianças matriculadas, é realmente decretar nosso fechamento".(Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Blumenau).

NA TRIBUNA: Pronunciamento na sessão do dia 27 de maio de 2010

Para o vereador VÂNIO SALM (PT), a situação da educação no município é preocupante. O parlamentar comentou que anteriormente falou sobre a falta de espaço nas creches e agora a Escolinha de Artes Monteiro Lobato também passa por situação parecida. "Além de não possuir um espaço, há várias crianças esperando para entrarem na escolinha. É preciso dar atenção especial para o caso", defendeu. Vânio concordou com o pedetista Zeca Bombeiro ao afirmar que é "melhor construir escolas do que construir presídios".
Em outro momento, o petista afirmou que a questão da privatização das empresas estatais deve ser decidida com a participação popular. "A Celesc está em todos os lares de Santa Catarina, os usuários é que são os donos e devem dizer o que irá acontecer com ela", ponderou.
Por fim, ao comentar o início da campanha Viva a Cidade Contra o Crack, Vânio alegou que os investimentos do Governo Federal são bem distribuídos. "O projeto terá três frentes: o combate, a prevenção e o tratamento. Vão ser investidas verbas em todas estas áreas", informou. O parlamentar afirmou ainda que a verba total é de R$ 410 milhões, dividida de forma igualitária para o combate ao tráfico, prevenção e construção de leitos. (Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Blumenau).

quarta-feira, 26 de maio de 2010

NA TRIBUNA: Pronunciamento na sessão do dia 25 de maio de 2010

Ao comentar afirmação do líder do PP Deusdith de Souza de que educadores trabalham em péssimas condições, o vereador VANIO SALM (PT), fez apelo aos vereadores da base do governo para que olhem de perto a situação CEI’s de Blumenau. Ele citou como exemplo, a situação do CEI Olga Bremmer, do bairro da Velha, que por força de decisão judicial, está abrigando quase o dobro de crianças nas salas. “Este vereador testemunhou o estado de depressão da diretora daquele centro, porque o juiz manda aceitar as crianças apesar de não existir vaga. As salas que deveriam abrigar dezoito, já estão com mais de trinta”, disse Vânio. Como solução, o parlamentar lembrou que existe uma construção em terreno vizinho, sem ocupação, que poderia ser anexada e abrir mais vagas.
Ao lamentar a situação, o petista alertou para a importância de encontrar uma solução para o problema e fustigou a administração: “Preferem viajar com cargos comissionados, e se esquecem destes locais, onde os pais exigem que seus filhos sejam bem cuidados”. O parlamentar também advertiu que “investir na criança, é ter um adulto com caráter”. (Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Blumenau).

Requerimento Aprovado

DO VEREADOR VÂNIO SALM

Nº 334/2010 – solicitando à Secretaria de Educação a ampliação do CEI Olga Brehmer, alugando ou comprando as instalações do antigo Mercado Dinardelli.


terça-feira, 25 de maio de 2010

NA TRIBUNA: Pronunciamento na sessão do dia 20 de maio de 2010

VÂNIO CONDENA MULTA A MOTORISTAS DE ÔNIBUS COLETIVOS

Para o vereador VÂNIO SALM (PT) a cobrança de multas dos motoristas de ônibus coletivos é injusta. O protesto foi feito pelo parlamentar ao citar a paralisação da classe hoje pela manhã. “Quando o motorista chega atrasado ele recebe uma multa por isso. Não é justo, deve-se levar em consideração a situação do trânsito em Blumenau, que sempre é tumultuado”, alegou. O petista defendeu que o sindicato proteste contra essa “exploração”, pois eles são os responsáveis por levar os trabalhadores e estudantes aos seus destinos. Salm ainda destacou ser preciso dialogar para resolver o assunto, para que todos sejam beneficiados. “O motorista precisa ser ouvido, para que, não só o empresário saia no lucro”, afirmou.
O vereador também comentou a necessidade da construção de uma cobertura na Associação de Aposentados e Pensionistas de Blumenau. “Acompanhei várias vezes a construção da sede e vi o trabalho feito pelos aposentados. É preciso lutar para que o Executivo cumpra com a troca de valores prometidos”, concluiu. (Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Blumenau).