quarta-feira, 12 de maio de 2010

BASE GOVERNISTA APROVA PROJETO DE PRIVATIZAÇÃO DO ESGOTO

     Foi aprovado na tarde de ontem (11/05) o projeto que altera o dispositivo da lei nº 7.360, de 10/12/2008, que “autoriza o SAMAE a outorgar a concessão do serviço de esgotamento sanitário”. Deu para perceber que apesar da tensão dos vereadores da base governista, os mesmos se subordinaram à vontade do Prefeito contra a vontade do povo manifestada pelo movimento contra privatização.
     Agora resta a continuidade da mobilização popular e a ação judicial. O Promotor Gustavo Meireles Ruiz Diaz, da Promotoria da Moralidade Pública, apontou ilegalidades no processo de concessão, além de acusar o presidente da SAMAE de ter cometido improbidade administrativa e de agir de má-fé. O mesmo pediu a anulação do processo .
     É preciso registrar que durante a semana passada e esta semana, em conversas nos corredores da Câmara Municipal, alguns vereadores da base governista reclamaram sobre a pressão e ameaças que estavam sofrendo para votar a favor ao projeto do governo. Foram ameaçados de perderem os cargos comissionados que foram indicados para este governo.
     A pressão teve os resultados esperados com a aprovação pelos vereadores da base do governo de mais este projeto de lei que privatiza o serviço de esgoto em nosso município. Com isto os servidores do SAMAE, em especial os leituristas, serão diretamente afetados, a população estará subordinada aos interesses da empresa concessionária (Foz do Brasil) abrindo um processo para ampliar a privatização para os demais municípios do Médio Vale do Itajaí.
     Também é possível que os recursos públicos recebidos pelo Município (mais de 40 milhões) do Governo Federal devam ser devolvidos à União em função das irregularidades cometidas pelo governo Kleinubing e sua base aliada.
     Os vereadores do PT mantiveram-se ao lado do povo, do movimento contra a privatização e contra as ilegalidades cometidas pela Câmara de Vereadores. Será fundamental que nas próximas eleições o povo desta cidade vote com consciência, não esquecendo o que aconteceu ontem na Câmara Municipal, e que votem em pessoas que estão de fato ao lado do povo e não de interesses próprios.

Resultado da Votação:

Jens Juergen Mantau/ presidente da mesa - PSDB - Não Vota

Fábio Fiedler - DEM - SIM

Braz Eunildo Wiltuschnig - PP – NÃO

Antonio Veneza - DEM - SIM

Deusdith - PP - NÃO

Helenice - PSDB - SIM

Zeca Bombeiro - PDT - NÃO

Jovino Cardoso - DEM - SIM

Marcelo Schrubbe - DEM - SIM

Marco Antônio - PSDB - ABST

Napoleão - PSDB - SIM

Norma - DEM - SIM

Beto Tribess - PMDB - SIM

Vanderlei - PT - NÃO

Vânio Salm- PT - NÃO

segunda-feira, 10 de maio de 2010

NA TRIBUNA: Pronunciamento na sessão do dia 06 de maio de 2010

A violência vista diariamente na imprensa fez com que o vereador VÂNIO FRANCISCO SALM (PT) refletisse a respeito de segurança pública. Ele citou o pronunciamento do vereador Zeca Bombeiro, que cobrou os efetivos prometidos pelo governo do Estado, mas afirmou que somente isto não resolverá a questão. “Todos os atos de violência são consequência do uso de drogas e álcool e nossa cidade oferece poucas opções para o tratamento”, avaliou. Vânio observou que quando o usuário ou os familiares procuram locais para internação não encontram. “O poder público tem que ajudar”, disse.
Salm elogiou ainda a campanha “Crack Nem Pensar”, realizada pelo grupo RBS e destacou que os governos preparam um plano anti-droga. “É preciso empenho de todos os governos. Para os dependentes voltarem à sociedade é preciso investimento neste sentido”, citou. Vânio argumentou que apenas prender quem comete um ato violento não basta e lembrou que as penitenciárias estão cheias. “Temos que impedir o tráfico para que não chegue às nossas famílias”, observou.
Por fim, ele homenageou as mães pelo Dia das Mães, comemorado no próximo domingo. “Parabéns a todas as mães que se dedicam ao sustento de suas famílias, que possam encontrar homens capazes de entendê-las”, salientou.(Assessoria de Imprensa Câmara Municipal de Blumenau).