sexta-feira, 23 de março de 2012

É falta de vontade ou é por que a verba vem de um deputado do PT?

Vereador Vânio Salm, em matéria divulgada pelo Jornal de Santa Catarina do dia 22/03/2012. Questionando a demora na reforma do Ambulatório Geral da Velha, cuja verba de R$ 450 mil veio de emenda parlamentar do Deputado Décio Lima.

CONFIRA!

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Ordinária do dia 20 de Março de 2012.

O Vereador Vânio Salm- PT parabenizou o Deputado Décio Lima por mais uma conquista, este se tornou o Coordenador do Fórum Parlamentar de Santa Catarina. Afirmou que tem certeza que o Deputado irá ocupar o cargo com firmeza e dignidade, sempre buscando as melhorias para o Estado.
Contestou a demora na aprovação da reforma do Ambulatório Geral da Velha. Que por meio de uma emenda do deputado Décio Lima, o Partido dos Trabalhadores conseguiu R$ 450 mil para a reforma e ampliação do local. Que o projeto foi licitado em 2010, porém, ainda está para ser aprovado na prefeitura.  Comparou o projeto do AG com o da duplicação da BR 470, “não sei qual que está demorando mais, é um pequeno projeto que não precisa da aprovação da FAEMA, da FATIMA e demora dois, três anos para ser aprovado”, afirmou. Prosseguiu dizendo que é uma situação inaceitável. “É falta de vontade ou é por que a verba vem de um deputado do PT?”, questionou. Enfatizou que continuará cobrando, até saber porque ainda não está sendo realizada a obra.
Conclui falando a respeito de um documento que solicitou junto a Secretaria da Educação contendo a demanda, as intenções da vagas para o CEIs de Blumenau, o qual recebeu como resposta, que 'os dados não poderiam ser fornecidos visto que são de caráter confidencial'. Rebateu dizendo: como um Vereador vai fiscalizar, se quando busca informações elas simplesmente não são fornecidas? “Vou entrar com um requerimento, e vou solicitar da Secretaria da Educação. Este é um direito que eu tenho como Vereador de pedir, e essa informação tem que ser me dada”, finalizou.

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Ordinária do dia 15 de Março de 2012.

O Vereador Vânio Salm- PT destaca a decisão do STF de criar defensoria pública no Estado. Mencionou que ficou satisfeito com a deliberação. Que não quer desfazer o trabalho realizado pela defensoria dativa do estado, mas há uma diferença muito grande no atendimento da defensoria pública. Ela irá fazer um trabalho maior de acompanhamento do próprio profissional com a pessoa atendida. Comentou que ficou feliz que o Governo do Estado tem um ano para realizar tal intento, caso contrário terá que pagar multa.
Contestou novamente a atitude do Governo do Estado em falar a respeito do gasto que tem com os professores, e de justificar que não terá como pagar os 22% estipulado por lei. Afirmou que: Se há como pagar as inúmeras SDRs tem que haver como pagar aos professores também”, e completou, com uma frase de Paulo Borba: “A lei não se discute, a lei se cumpre”.
Finalizou falando a respeito da saúde, especificadamente na falta de medicamentos na rede pública. Mencionou que ficou pasmo ao descobrir que, tendo em mãos a lista fornecida aos ESFs e AGs de Blumenau, estão faltando na rede pública 27 tipos de medicamentos. Afirmou que é inadmissível faltar tantos medicamentos em uma cidade como Blumenau, que tem, para alguns, o melhor atendimento do país. E concluiu dizendo: “Se na cidade com melhor atendimento do país estão faltando 27 tipos de medicamentos, eu não consigo imaginar como está à pior”

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Ordinária do dia 13 de Março de 2012.


O Vereador Vânio Salm- PT fala a respeito dos problemas das coletas de lixo em Blumenau, que teoricamente é para ser feita três vezes por semana, mas na prática são apenas duas. Afirmou que os moradores da região da Velha conhecem bem essa situação, visto que, sempre pagam a taxa de lixo, o qual não é recolhido no sábado, e que, inclusive esse mesmo lixo, fica depositado na frente das residências até na terça-feira, quando só então é recolhido. “Nós pagamos, e quando nós compramos algo, nós queremos que aquilo esteja de acordo com o valor pago”, disse.
Mostrou também, através de imagens, a situação caótica da Rua Nestor Justino da Silva, onde o estado de conservação da estrada está tão ruim que os moradores têm dificuldade de subir até à pé.  Que as bocas-de-lobo dessa rua estão meio metro acima do nível da rua, e para captar água da chuva seria necessário uma “indicação dizendo onde é a boca-de-lobo para a chuva saber onde cair”. Reivindicou a necessidade de manutenção e conserto dessa rua, com urgência e com material de qualidade.
Destacou a necessidade de segurança dos moradores dos “condomínios da caixa econômica”, que tem dificuldades até mesmo de dormir à noite. Sugeriu o aumento de rondas naquela região. Enfatizou que “eles estão felizes de morarem lá, mas é preciso dar condições para que eles possam permanecer”. Que os moradores precisam de creches, para que possam trabalhar e criarem seus filhos com a dignidade que merece um blumenauense.
O Vereador falou ainda a respeito da intenção de vagas do CEIs de Blumenau. Que ele pessoalmente entrou em contato com dois deles, e verificou que em um existem 20 crianças na fila para o berçário e no outro 103 crianças na fila de espera. E concluiu dizendo que é preciso investir na construção de mais CEIs em Blumenau.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão Ordinária do dia 1º de Março de 2012.

O Vereador Vânio Salm- PT fala a respeito das ciclovias, que a 2 anos atrás foi feito um investimento para construir ciclovias e disponibilizar bicicletas de aluguel, porém, atualmente poucas são as ciclovias, e as bicicletas de aluguel foram tiradas de circulação. Destacou ainda que, atualmente, os ciclistas sem uma pista apropriada para transitarem, trafegam pelos corredores dos ônibus e são criticados. Muitos até, são vítimas de atropelamento por veículos ou pelos próprios ônibus.
 Enfatizou que privilegiar o transporte urbano é uma ótima idéia, porém, investir nas ciclovias, ou seja, privilegiar o transporte não motorizado é melhor ainda, visto que, diminuiria a poluição do meio ambiente. Mencionou que os pré-canditados a prefeito precisam incluir em seus planos de governo o projeto para a implantação de mais ciclovias em Blumenau, para que assim finalmente os ciclistas blumenauenses possam trafegar com segurança pela cidade.
O Vereador falou ainda, a respeito de seu pronunciamento no dia 28 de fevereiro, no qual comentou que o Governador do Estado está preocupado com o pagamento dos 22% sobre o piso salarial dos professores, e esquece que as 36 secretarias do Estado gastam muito mais.
Finalizou parabenizando a ex-vereadora Norma Dickmann, pela convivência, pelos trabalhos realizados na Câmara Municipal de Blumenau e perante a comunidade.