sexta-feira, 8 de abril de 2011

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão do dia 07 de Abril de 2011

Vânio destaca o dia Mundial da Saúde.

Falar em saúde nos remete a lembrança de assistência médica, hospitais e medicamentos, contudo o saneamento básico é o maior aliado à promoção da saúde. Condições adequadas de moradia, água potável, destinação adequada do lixo, todo esse cuidado com o meio ambiente que vivemos é a fórmula para cuidar da saúde pública. O mundo e a natureza estão doentes.

Parabenizou Décio Lima e Ana Paula pela iniciativa de apresentar o Seminário de Gestores Municipais para Projetos PAC 2.

Vânio ressalta o problema da violência, do ocorrido no Rio de Janeiro, que com certeza, se verificar a história do agressor, foi reflexo de atitudes antibullying que levou a tragédia ocorrida.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Comissão Especial Temporária

 










O Vereador Vânio, juntamente com os demais membros integrantes da Comissão Especial Temporária que acompanha os Trabalhos do Hospital Regional Universitário, estiveram hoje reunidos  com  diversos seguimentos da comunidade blumenauense no Rotary Club.
Ficou estabelecido pelo reitor da Furb, a entrega do Hospital Regional Universitário à comunidade como Hospital Dia e centro de  diagnóstico para o dia 30 de junho.
A Comissão estará acompanhando e realizando novas reuniões, buscando a continuidade deste projeto, para que a população possa contar com mais um Hospital em nossa região.
       PROJETO ANTIBULLYING
 
O Vereador Vânio reapresentou na Câmara de Vereadores o Projeto antibullying e na sessão desta terça (05/04) o Vereador entrou com um requerimento solicitando uma Audiência Pública para debater junto à comunidade este tema que tem preocupado diretores, professores e pais.
Este projeto foi apresentado pelo Vereador no ano passado, o mesmo foi vetado pelo prefeito, com a argumentação de que projetos nesta área são de competência do executivo e não do legislativo. Não se pode comparar uma prefeitura com outra, mas municípios próximos a Blumenau como Penha, Itapema e Piçarras já tem a Lei aprovada e em Itajaí o projeto esta em trâmite na Câmara de Vereadores.
     A assessoria do Vereador está visitando as escolas públicas municipais para verificar o que está sendo realizado para combater a prática do bullying nas escolas. Existem experiências interessantes bem sucedidas, mas  também existem experiências difíceis onde diretores (as) e professores (as) estão adoecendo, por não saberem mais o que fazer e a quem recorrer.
     O projeto apresentado pelo Vereador, propõe para as escolas municipais a aplicação de alternativas pedagógicas com objetivo de erradicação da violência tendo como base a pedagogia de proteção prevista no estatuto da criança e do adolescente. Ao passo que estas medidas forem adotadas pelas escolas, envolvendo toda a comunidade escolar e principalmente os pais, estarão contribuindo positivamente para a formação de uma cultura de não violência na sociedade.
     Igualmente pretende-se com este projeto reduzir a violência dentro e fora das instituições de ensino, melhorar o desempenho escolar dos estudantes e, principalmente formar cidadãos responsáveis e comprometidos com o bem estar do próximo e de si próprio.

Projeto que Institui a "Semana da Valorização da Família"

Vereador Vânio, apresenta na Câmara de Vereadores um projeto que institui a “Semana de Valorização da Família” na Rede Pública Municipal de Ensino.
Nos últimos vinte e cinco anos, várias mudanças socioeconômicas e culturais, pautadas no processo de globalização da economia capitalista, vêm interferindo na dinâmica e estrutura familiar, trazendo alterações em seu padrão tradicional de organização. Assim, não se pode falar de família, mas de famílias, para que se possa tentar contemplar a diversidade de relações que convivem na sociedade.


Pensando nestas mudanças, Vânio considera importante que este tema seja debatido no ambiente escolar, pois nos dias de hoje devido a vários motivos, como por exemplo, a inserção da mulher no mercado de trabalho a família passou a dividir a função de introduzir o indivíduo na sociedade com instituições educacionais como: creches, pré-escolas e escolas e isso acontece em todas as classes sociais. A escola acabou se tornando uma das instituições sociais de maior importância em mediar esta relação entre indivíduo e sociedade caracterizando a transmissão cultural, de valores morais, de comportamento e socialização, é uma instituição que trabalha a serviço da sociedade ocupando grande parte da vida de seus estudantes e cada vez mais substituindo as famílias em ensinamentos como: orientação sexual, profissional, valores e ideais, ou seja, a vida como um todo.

Para o Vereador Vânio a Família tem o dever de acompanhar e participar da formação social dos filhos, pois independente das transformações que a família vem sofrendo com o passar dos tempos, em todos os tempos e seja qual for sua formação a família deve desempenhar funções educativas, transmitir valores culturais, fornecer modelos de formação para o indivíduo viver socialmente e estabelecer suas relações. A família é o primeiro grupo de mediação do indivíduo com o mundo social e é responsável pela sua sobrevivência física e mental.

Buscando resgatar o importantíssimo papel que a família exerce na sociedade e na vida de seus dependentes, este projeto tem como objetivo trazer este debate para dentro das instituições de ensino, pois podemos perceber que a escola assumiu uma responsabilidade que historicamente foi da família, que é a transmissão de valores e a educação dos filhos.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Na Tribuna: Pronunciamento na Sessão do dia 05 de abril de 2011

O Vereador Vânio entende que a família é a célula da sociedade, e como tal deve ser a base da educação dos futuros homens e mulheres desta sociedade. A educação começa em casa, precisamos ter pais e mães mais presentes na educação das crianças, comprometidos com a evolução escolar. Uma aproximação da família aos estabelecimentos de ensino, fortalecerá a luta contra as violências que ocorrem dentro e fora das escolas.
Para o Vereador Vânio o Projeto do Deputado Federal Sandro Mabel, é interessante, mas não vai resolver a violência. A violência precisa de medidas que trabalhem as crianças e jovens de agora para termos uma sociedade saudável.